Aniversário do Ziraldo!

Parabéns pra vocêêêêêê, nessa data queridaaaaaa... Viva! Viva! Viva! Vocês sabiam que dia 24 de outubro é o aniversário do Ziraldo? E, quando o Ziraldo faz aniversário, eu fico muito feliz, pois, se ele não tivesse nascido, eu não existiria também! Já imaginou como o mundo ia ser chato sem o Menino Maluquinho? Ziraldo é mais do que o meu criador: é o meu pai, o pai de todos os meus amigos e de um montão de personagens! Mas chega de papo e vamos conhecer um pouco mais sobre ele!





Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932, em Caratinga, Minas Gerais. Seu nome vem da combinação do nome de sua mãe, Zizinha, com o de seu pai, Geraldo. Assim, surgiu Ziraldo, um nome único.

Ele começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas como o Jornal do Brasil, O Cruzeiro e a Folha de Minas. Além de pintor, é cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor. Ufa! Quanta coisa, hein chefinho?

Ziraldo começou a ficar famoso nos anos 60 com o lançamento da primeira revista em quadrinhos brasileira feita por um só autor: A Turma do Pererê. Durante a ditadura militar (1964-1984), fundou, com outros humoristas, o jornal O Pasquim. Seus quadrinhos para adultos, especialmente The Supermãe e Mineirinho - o Comequieto, também contam com uma legião de admiradores.





Em 1969, Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979, concentrou-se na produção de livros para crianças e, em 1980, lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais de todos os tempos no Brasil, que já foi adaptado com grande sucesso para o teatro, os quadrinhos, a ópera infantil, o videogame, a Internet e o cinema.

 

Os trabalhos de Ziraldo já foram traduzidos para diversos idiomas - como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco - e representam o talento e o humor brasileiros no mundo. Estão até expostos em museu! Uau! Esse cara é demais, não é mesmo?

Tudo bem que o Ziraldo já criou muitos personagens, mas eu sempre vou achar que eu sou o preferido e, cá entre nós, vocês não acham que ele gosta mesmo mais de mim?

   
Copyright ©2002-2014 Ziraldo e Portal Educacional.
Todos os direitos reservados - Informações sobre licenciamento.